Algumas Teorias da Conspiração que se provaram reais
- Monica Daguiar
- 15 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Experimento de Tuskegee
Também conhecido como Estudo da Sífilis Não Tratada, este foi um experimento médico realizado pelos Serviço Público de Saúde dos EUA em Tuskegee, Alabama, entre 1932 e 1972.
Cerca de 600 homens serviram de cobaias em um experimento científico: uma parte desses homens foi usada para que observassem a progressão natural da sífilis sem o uso de medicamentos, enquanto a outra parte, composta por indivíduos saudáveis, serviu como base de comparação em relação aos infectados.
Os doentes envolvidos não foram informados sobre seu diagnóstico e jamais deram consentimento para participarem do experimento. Eles apenas foram informados de que eram portadores de "sangue ruim", e que receberiam tratamento médico gratuito, transporte para a clínica, refeições e a cobertura das despesas de funeral, se participassem do programa.
Sem o tratamento adequado, todos esses homens morreram, além de terem infectado esposas e filhos. O Governo norte-americano negou esse caso por décadas, até que o presidente Bill Clinton fez um pedido de desculpas formal pelo ocorrido.
Operação Northwoods
Codinome dado a um conjunto de planos secretos elaborados, em meados de 1960, pelas altas patentes militares dos EUA, que visava praticar atos de terrorismo a fim de enganar a opinião pública, forçando-a a apoiar uma guerra contra Cuba.
Esses planos também incluíam ataques violentos em cidades norte-americanas, assassinato de refugiados cubanos, sequestro de aviões comerciais, e explosão de um navio norte-americano. Felizmente, o então presidente John F. Kennedy rejeitou a operação, livrando civis americanos e cubanos de violência e guerra sem razão.
Operação Mockingbird
Operação iniciada nos anos 1950, em plena Guerra Fria, em que a CIA comprou influência de jornalistas para ter controle entre os principais meios de comunicação, não apenas dentro dos EUA, pois a organização também trabalhou para influenciar a mídia estrangeira, especialmente em campanhas políticas.
Assim, a CIA se infiltrou nas grandes redes ABC, NBC, CBS, Time, Newsweek, Reuters, entre outras. Infiltrada em praticamente todas as empresas de mídia e universidades, a CIA alcançou a marca de dezenas de milhares de agentes de plantão.
Operação Paperclip
Programa secreto de inteligência dos EUA em que mais 1600 cientistas, engenheiros e técnicos alemães foram levados da recém destruída Alemanha nazista para os EUA para assumirem cargos no governo norte-americano.
O principal objetivo da operação era ter vantagem militar durante a Guerra Fria e na Corrida Espacial.
Leia mais sobre Teorias da Conspiração que se provaram reais:
Comments